Pronatec Inscrições 2018

Precisa se qualificar e a grana está curta? Veja como o programa pronatec pode te ajudar a se qualificar

No mundo atual, conseguir uma vaga no mercado de trabalho está cada vez mais complicado. E se você não tiver uma boa qualificação, fica mais difícil ainda. Porém, todos nós sabemos que passar no vestibular não está nada fácil, muito menos pagar uma boa faculdade particular. É por isso que o Governo federal, em parceria com os Senais, senas e faculdades, lançou o programa Pronatec. Hoje vamos explicar como é possível se inscrever e participar dessa iniciativa educacional bem bacana. Confira conosco.

O que é o pronatec ?

- anúncios -

Pronatec Inscrições 2018

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nasceu com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de norte a sul do país.

A iniciativa, criada pelo Governo Federal em 2011 e apoiada por instituições de ensino em todo o país, conta com a participação do Senac desde a elaboração de programas de incentivo até a oferta de vagas gratuitas nos seus cursos de Educação Profissional.

- anúncios -

Um dos interessantes prismas do Pronatec é a Bolsa Formação, um ótimo benefício proporcionado pelo governo, onde oferta para pessoas que já concluíram o ensino médio – na rede privada ou pública – diversos tipos de cursos gratuitos técnicos, onde as aulas aplicadas tem carga horária mínima de 800 horas e são presenciais.

- anúncios -

Quem pode participar do Pronatec 2018?

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição! Basta ter como objetivo crescer profissionalmente e buscar qualificação. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro, por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.
As vagas são destinadas para todas as pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém como critério eliminatório usa-se o histórico do candidato, sendo as vagas destinadas preferencialmente a alunos egressos da rede pública ou bolsistas em instituições privadas.

Como se inscrever no Pronatec 2018?

É tudo muito simples.O portal do Pronatec 2018 (pronatec.mec.gov.br) fica com inscrições abertas o ano todo, portanto, o trabalhador só precisa fazer a busca por uma vaga (de acordo com estado, cidade e escolaridade) e se inscrever online. Pelo site também é possível manifestar interesse pelas próximas turmas de uma determinada região, ou seja, o candidato receberá um comunicado por e-mail assim que surgirem novas oportunidades no sistema. Um outro método de inscrição é através do prouni ou Sisutec.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações, e que consigam se inscrever, caso tenham dúvidas cliquem aqui e saibam mais !

- anúncios -