Juri Popular – Como Participar

Júri Popular é formado por pessoas da sociedade e é responsável pelo veredicto de uma condenação. Geralmente o Júri é chamado em casos de crimes que deixam toda a sociedade chocada, assim com o assassinato da menina Isabela Nardoni e o caso de Suzana Von Richthofen. As pessoas não são escolhidas por classe social ou atividade e sim por antecedentes criminais.

Requisitos para participar

A ficha do escolhido deve ser completamente limpa, sem nenhum problema com a justiça. Ele pode se candidatar ou ainda ser escolhido. Seu nome passa a constar numa lista elaborada pelo juiz-presidente da Comarca. Nas grandes cidades são enviados ofícios à empresas, bancos e outros tipos de locais para que sejam indicados funcionários para o júri.

- anúncios -

Como se inscrever

O jurado pode se inscrever ou ser indicado para a função. De toda forma, seu nome passa a constar numa lista elaborada pelo juiz-presidente da Comarca.

Em caso de assassinatos polêmicos em que há provas e evidencias de que o suspeito realmente é o grande assassino, é difícil o júri não ser unânime na decisão de condenar o réu. Por isso se você deseja participar saiba que precisa estar em dia com a justiça e deve se candidatar no Tribunal do Júri de sua cidade. Se você não sabe onde fica, pode se informar no Fórum ou ainda na Câmara Municipal.

- anúncios -

E se eu for escolhido? Posso negar o pedido?

Muitos profissionais aceitam a tarefa e participam do júri. Na verdade você não pode negar ao pedido do júri, apenas por uma alegação muito convincente e concisa. Quem tiver interesse em ser jurado voluntário também pode se inscrever no Tribunal do Júri de sua cidade. Sendo assim, o juiz-presidente escolhe os nomes que irão compor o júri de determinado julgamento.

- anúncios -
- anúncios -