Inscrições Prouni 2018

O ProUni é um programa criado pelo Ministério da Educação, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais nas instituições privadas de educação, em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica.

Podem participar do ProUni todos os estudantes que fizeram o segundo grau em escolas da rede pública, estudantes que tiveram bolsas integrais em escolas particulares no segundo grau, estudantes com qualquer tipo de deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício de sua função. Neste caso, não é preciso haver comprovação de renda.

- anúncios -

Para concorrer às bolsas do ProUni, o estudante precisa comprovar renda mensal familiar bruta de até um salário mínimo e meio. Para quem pretende bolsas de 50%, a renda bruta mensal da família deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

A condição principal para participar do ProUni 2018 é ter participado do Enem 2015 e conseguido pelo menos 450 pontos na média geral das notas, além de ter conseguido pontos na redação. Assim, quando fizer a inscrição no ProUni, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015. Não é possível participar do ProUni com o número de inscrição do Enem de anos anteriores.

- anúncios -

As inscrições do ProUni 2017 já foram encerradas. Assim, se o aluno pretende concorrer a bolsas integrais ou parciais deverá fazer o Enem 2018 e verificar os prazos para inscrição em 2018.

- anúncios -

Inscrições Prouni 2018

As inscrições do Prouni 2018 ainda não foram abertas e não foi divulgada uma data. Fique ligado no nosso artigo.

ProUni 2018: em fase de lista de espera

Quando encerra o prazo de inscrições, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as opções e com as notas obtidas no Enem 2015. Os candidatos são pré-selecionados em apenas uma opção de curso, através da ordem escolhida na sua inscrição e respeitando o limite de bolsas disponíveis.

São realizadas duas chamadas para o ProUni. A primeira chamada foi divulgada no dia 25 de janeiro de 2018. Os alunos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações fornecidas na sua ficha de inscrição.

A confirmação das informações teve o prazo até 1° de fevereiro de 2018. No último dia 12 de fevereiro saiu o resultado da segunda chamada, tendo os alunos o prazo até o dia 18 de fevereiro para comprovar as informações.

As instituições de ensino têm o direito de fazer um processo seletivo próprio dos alunos pré-selecionados pelo ProUni, e essa informação é passada para o candidato quando ele faz a sua inscrição na escola.

Nesse caso, a instituição de ensino que optar por um processo seletivo próprio, deve explicar ao aluno no prazo máximo de 24 da divulgação dos resultados da chamada, informando a natureza e os critérios de aprovação. Esse processo, no entanto, não pode ser mais rigoroso do que o Enem 2015 e a instituição também n ao pode fazer cobrança que qualquer tipo de taxa.

Depois dessas duas chamadas, o candidato também pode manifestar o seu interesse em participar da lista de espera do ProUni. A lista de espera é utilizada pelas instituições de ensino para preencher vagas que não estejam ocupadas.

Segunda Chamada Prouni 2018

Para isso, o candidato tem o prazo de 26 a 29 de fevereiro de 2018, informando esse interesse na página do ProUni, onde fez sua inscrição, no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/. Na lista de espera, o candidato só pode participar com a primeira opção de curso feita na inscrição. Para participar, o aluno deve estar dentro de algumas condições:

  • Não estar pré-selecionado nas duas chamadas anteriores;
  • Não estar pré-selecionado para a segunda opção de curso, ou ter sido reprovado por não formação de turma.

A relação final dos candidatos participantes da lista de espera será divulgada no dia 3 de março de 2018. Caso aprovado na lista de espera, os alunos candidatos devem entregar às instituições de ensino escolhidas a sua documentação para comprovação da informações prestadas no prazo compreendido entre 8 e 9 de março de 2018.

Depois desse prazo, para se candidatar ao ProUni, o aluno deve prestar o Enem 2018 e se candidatar somente em 2017.

- anúncios -