Enem 2017

ENEM 2017, início de nova etapa! Pode parecer prematuro começarmos a falar ainda no início do ano. Afinal de contas, ainda não vimos o encerramento do ENEM, depois de mais uma prova que não teve qualquer problema mais sério, que contou com a participação de milhões de estudantes de todas as partes do Brasil, mostrando que, pelo menos essa iniciativa, está sendo benéfica para a educação.

Os alunos e pessoas que participaram do ainda podem ter acesso aos resultados de suas provas, uma grande quantidade deles já fez suas inscrições para o Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, escolhendo as vagas nas escolas de nível superior onde querem estudar.

- anúncios -

Infelizmente, ainda não chegamos ao ponto de ter vagas para todos os interessados. Ainda restam milhares de estudantes esperando uma segunda chamada. Mas, o importante é que deverá mostrar que o país que está pensando na educação está no caminho certo.

ENEM 2017 – Comece sua preparação

Ainda estamos em férias escolares, mas já é hora de começar a preparação para. O tempo que cada aluno tem até novembro, para se preparar, deve ser bem aproveitado e os resultados apresentados pelo ENEM do ano passado mostram que vale a pena essa dedicação, esse tempo todo utilizado para melhorar o conhecimento e a performance escolar.

- anúncios -

Para quem irá prestar o ENEM 2017, este é o momento exato de começar a pensar no que precisa fazer, e o necessário, nesse primeiro momento, é fazer um bom planejamento para ter o tempo ideal de preparação.

- anúncios -

Comece, portanto, a preparar seu material de estudos: baixe apostilas do na internet, procure as provas anteriores para fazer os simulados constantemente, entenda como funciona o e vá em frente em seu projeto de estar na faculdade em 2017.

ENEM 2017 – Dicas de Estudo

Você vai encontrar, até o final do ano, muitas dicas de como estudar, e deve segui-las. Afinal, quem está escrevendo e informando você sobre os estudos, também está pensando no resultado final e desejando sua vitória. Veja as primeiras dicas que preparamos para seus estudos das provas:

  1. Concentre-se nos estudos

Sempre que estiver estudando, evite distrações, procurando um lugar calmo, sem barulho, sem qualquer interrupção.

  1. Separe as matérias conforme a área

Cada uma das provas será sobre um tema de áreas do conhecimento humano: você terá muito assunto para estudar até o final do ano.

  1. Mantenha organização do seu tempo

Faça um planejamento do tempo de estudos e cumpra religiosamente o que programou. Crie o seu horário, com todo o tempo disponível, para estudar como se estivesse na escola.

  1. Use muito os simulados

A melhor forma de entender como funciona, é fazendo simulados dos anos anteriores. Sempre que fizer um simulado, faça-o como se estivesse na prova.

  1. Anote tudo o que achar importante

Quando estiver estudando, vá anotando nas margens da apostila tudo o que considerar importante. Na hora da revisão, esse detalha vai ser de grande importância para você.

  1. Tenha horários de descanso

Dentro do seu planejamento, sempre deixe um tempo para descansar a cabeça, refrescar as ideias, antes de voltar aos estudos.

  1. Resolva todas as dúvidas

Nunca fique com qualquer dúvida. Se você está ainda no ensino médio, tire as dúvidas com os professores, se já tiver terminado, procure com amigos ou na internet.

  1. Treine bastante a redação

A redação, como você sabe, tem uma nota toda própria. Comece desde já procurando temas e escrevendo sobre eles para ficar bem treinado. Além de escrever, leia muito, leia tudo o que lhe surgir pela frente.

  1. Conheça as regras do ENEM 2017

Fique por dentro das regras para não ser pego por alguma coisa que não sabia. Isso não vai ser desculpa.

  1. Tenha confiança em si mesmo

Se você começar a se preparar desde já, certamente estará muito mais tranquilo quando for fazer a prova7 Tenha confiança em você mesmo e vá à luta.

As Inscrições para o ENEM 2017 ainda não tem data definida. Mas é bom lembrar que no ato da inscrição, O INEP não se responsabiliza por informações incorretas ou não recebidas por motivos de ordem técnica, como falhas de computadores ou outros que impossibilitem a conclusão da inscrição.

 ENEM 2017 – Isenção da Taxa

Participantes que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e que não tem condições de pagar a taxa de inscrição, devem realizar a prova mediante preenchimento da declaração de carência disponível no sistema de inscrição.

Importante:
Se você deseja participar, guarde bem estas informações.

Para realizar Inscrições do você terá que possuir RG e CPF. Todas as informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade dos participantes do Enem 2017. Confira atentamente seus dados, em especial seu nome, data de nascimento, CEP e o CPF.

Estão isentos do pagamento da taxa do Enem 2017

  1. Alunos do último ano (concluintes) do Ensino Médio de instituições públicas de ensino  federais, estaduais e municipais;
  2. Estudantes carentes do último ano (concluintes) do Ensino Médio da rede privada de ensino, mediante preenchimento da declaração de carência disponível no sistema de inscrição;
  3. Egressos, ou seja, participantes que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e que não tem condições de pagar a taxa de inscrição, mediante preenchimento da declaração de carência disponível no sistema de inscrição.

Para obter essa certificação os candidatos devem:

  1. Ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova;
  2. Ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas áreas do Enem;
  3. Ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

Cronograma completo do ENEM 2017

Pagamento das inscrições

Taxa de inscrição: R$ 35,00 – Trinta e cinco reais
Pagamento das inscrições: A data Limite para pagamento será 20 de junho de 2017

ENEM 2017 – Data das provas

– Ainda não definidos –

4. Data de Divulgação do Gabarito do ENEM

– Ainda não definidos –

5. Resultado / Notas do ENEM 2017

Acesse aqui!

Logo no começo deste ano, muitos estudantes de vários estados brasileiros estão começando a se prepara para fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, que, como nas edições passadas, está servindo para ajudar os estudantes a ingressarem em uma universidade pública e particular. Para te ajudar a sair bem nesse exame, que está marcado para   novembro, nós separamos algumas informações sobre o material de estudo.

Preparação

Como toda prova, é necessário que os estudantes comecem a se preparar para o Enem alguns meses antes do dia da prova. Tomando essa medida, o aluno vai poder estudar com calma todo o conteúdo que é pedido no edital. Além de recorrer a lembrança das aulas no colégio e revisar o conteúdo passado nos livros da escola, muitas pessoas estão recorrendo a internet para conseguir um bom material de estudo para fazer o Enem. Para te ajudar, nós separamos alguns links com o conteúdo desse exame.

Matérias que mais caem em provas do ENEM

  • Biologia
  • Física
  • Química
  • Português
  • História
  • Geografia
  • Matemática

Como Calcular a Nota do ENEM

Seja lá como for, uma informação de suma relevância é que não tem como você saber de modo exato qual a sua pontuação no exame nacional do ensino médio. Essa tarefa fica a cargo do INEP. Outro ponto que devemos considerar é que o Enem tem cinco tipos de notas, a saber: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática e a nota, a média obtida na redação. No mais, para calcularmos o valor da média de cada uma dessas provas, devemos usar o (TRI), Teoria de Resposta ao Item.

Portanto, para calcular a nota, muita coisa é levada em conta. Não é apenas o caso de ver quantas respostas acertou ou errou. A média depende da dificuldade de cada questão, do peso de cada item marcado na prova do exame nacional do ensino médio. Sendo assim, mesmo quando duas pessoas acertam o mesmo número de questões, elas podem ter pontuações distintas por conta do sistema de correção e cálculo do Enem. Seja como for, a média brasileira de pontos é, no geral, de cerca de 500 pontos.

Maiores  informações acesse o site www.inep.gov.br

Vídeo de Como Calcular Nota do Enem

Abaixo, as dicas essenciais para um melhor aproveitamento:

  • Ir um dia antes para conhecer o local da prova;
  • Chegar cedo ao local (os portões fecham 5 minutos antes da prova!);
  • Ficar antenado nas últimas notícias e fatos mais importantes do ano,
  • Levar caneta preta,
  • Conferir número de questões e dados pessoais no caderno de provas do Enem,
  • Alimentar-se com frutas, massas leves e chocolate, por exemplo, ajuda a concentração,
  • Se empacar na redação, resolva as questões da prova antes. Isso pode lhe dar algumas idéias.

Recomendações

  1. Chegando com uma hora de antecedência ao local, aproveite para relaxar a mente. Não fique perto de pessoas com grande tensão.
  2. Os portões abrem as 12h e fecham as 13h e candidatos atrasados, não entram.
  3. A caneta preta tem que ter o tubo transparente. Assim é recomendado para evitar possíveis problemas. Lápis, lapiseira e borracha, nem pensar, ok?
  4. Leve sua identidade original com foto e o cartão de confirmação. São documentos obrigatórios e exigidos.
  5. Documentos aceitos: cédula de identidade (RG) emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;    identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.
  6. Se você não recebeu o cartão de confirmação — ou perdeu esse documento –, pode imprimir uma segunda via pelo endereço www.sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova
  7. Caso perca algum documento, registre o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

- anúncios -