Campeonato Paulista 2018

O Campeonato Paulista 2018 que, neste ano será chamado de Paulistão 2018 em virtude do patrocínio da cervejaria, será a 117ª edição do campeonato da principal divisão do futebol do Estado de São Paulo, com a participação de 20 clubes na Série A1, que disputarão o torneio entre o dia 31 de janeiro e 8 de maio.

O Campeonato Paulista 2018 está sendo organizado e terá a sua realização pela Federação Paulista de Futebol.

Tabela do Campeonato Paulista 2018

- anúncios -

Ainda não foi divulgada, aguarde.

Campeonato Paulista 2018

Mudanças do Campeonato Paulista 2018

A edição do Campeonato Paulista 2018 está trazendo algumas mudanças importantes no regulamento.

- anúncios -

O torneio será disputado pelos vinte melhores clubes, que estão divididos em quatro grupos. Nesta primeira fase, os times somente enfrentarão clubes de outros grupos, num total de 15 rodadas.

- anúncios -

Os dois melhores times classificados em cada chave irão para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único, tendo como mando de campo o clube que tiver feito melhor campanha na primeira fase.

Os casos de empate no tempo regulamentar terá a decisão da partida através de pênaltis, não valendo mais os pontos adquiridos nos jogos anteriores.

Para as semifinais, as partidas também serão apenas uma para cada dupla de times, com a possibilidade de decisão por pênaltis.

Na final, a regra muda um pouco: ela acontecerá em dois jogos e, no caso de empate através e pontos, com uma vitória para cada time ou dois empates, o primeiro critério para o desempate será o saldo de gols na fase final. Valendo lembrar que gols marcados fora de casa não valem como critério de desempate.

Se o empate persistir, o confronto também será decidido por meio de pênaltis.

No Campeonato Paulista 2018, os três primeiros colocados terão direito a disputa da Copa Brasil de 2019. Se algum clube se classificar para a Copa Libertadores da América de 2019, a vaga desse time será repassada para o quarto colocado, e assim por diante.

Além disso, os dois clubes melhor classificados, que não pertençam a nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro, terão sua vaga na série D de 2016. A quarta divisão nacional terá doze clubes disputando duas vagas.

No Campeonato Paulista 2018 a quantidade de times rebaixados será maior do que nos campeonatos anteriores: os seis times que tiverem menos pontos na primeira fase, automaticamente serão rebaixados, independentemente dos grupos em que disputaram.

Neste ano, somente dois times da série A2 terão acesso à Série A1 para o ano de 2019, que terá como integrantes 16 clubes.

Conheça os critérios de desempate do Paulistão 2018

Os critérios de desempate de pontos entre os clubes no Campeonato Paulista 2016 terão a seguinte ordem de aplicação:

  • Número de vitórias
  • Saldo de gols
  • Gols marcados
  • Número de cartões vermelhos
  • Número de cartões amarelos
  • Sorteio

Veja os participantes do Campeonato Paulista 2018

Os vinte clubes paulistas começarão a se enfrentar para a disputa do Campeonato Paulista 2016 no próximo dia 31 de janeiro.

- anúncios -