SISU 2018

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu é o sistema criado pelo Ministério da Educação através do qual as instituições públicas de ensino superior do país oferecem vagas para candidatos aprovados no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Quem pode se Inscrever no Sisu 2018?

No Sisu 2018 podem fazer a sua inscrição os estudantes que tenham participado do Enem em 2015 e que tenham obtido nota superior a zero na Redação. Para a inscrição, é necessário que o aluno informe o número de inscrição e a senha que tenha utilizado no Enem 2015. O mesmo deverá acontecer no próximo ano, quando a senha do Enem 2016 servirá para a inscrição no Sisu 2017.

Candidatos Aprovados no SISU 2017

- anúncios -

Os candidatos ao Sisu 2017 tiveram até o último dia 26 para fazerem sua matrícula, se tiverem sido aprovados. Da mesma maneira, também já se encerraram as inscrições para o Prouni – Programa Universidade Para Todos.

O Prouni está oferecendo, através da inscrição dos alunos, 203 mil bolsas nesta primeira edição de 2016, segundo informações do Ministério da Educação. O total de vagas teve uma redução com relação ao ano passado, embora o número de cursos tenha sido ampliado.

download

- anúncios -

Para os aprovados no Prouni, o dia 1° de fevereiro será o prazo máximo para que façam a comprovação nesta primeira chamada dos aprovados.

- anúncios -

As informações aos alunos cadastrados no Sisu estão disponíveis no site, no endereço http://sisualuno.mec.gov.br/, bastando que o aluno digite o número de inscrição no Enem e a senha para ter acesso. A lista de estudantes aprovados e selecionados para cada instituição, campus e curso está no link http://sisualuno.mec.gov.br/selecionados.

Para os que ainda não tenham conseguido qualquer vaga, é possível entrar no site até o dia 29 de janeiro, manifestando seu interesse. As instituições irão convocar alunos da lista de espera, se sobrarem vagas nos cursos oferecidos.

O número de alunos inscrito no Sisu 2016 bateu novo recorde: foram 2, 7 milhões de candidatos inscritos. Considerando que cada candidato pode fazer duas opões de cursos oferecidos pelas instituições públicas de ensino, o site teve 5,2 milhões de inscrições.

Cronograma SISU 2018

Nova edição do Sisu 2018 no segundo semestre

Para quem não tiver a oportunidade de conseguir sua vaga no ensino superior, o Sisu 2018 está preparando uma nova edição para o segundo semestre, oferecendo pelo menos 100 mil vagas de cursos remanescentes. Essa edição ainda não teve completa divulgação, mas está confirmada pelo Ministério da Educação.

A primeira edição do Sisu 2018 está oferecendo 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas de ensino. O aumento foi de 10,9% em relação às vagas oferecidas na primeira edição do Sisu 2015.

Para aproveitar os resultados do Enem 2015, o Ministério da Educação está preparando essa segunda edição do Sisu 2016, com o objetivo de preencher as vagas que surgirem para cursos de graduação. O levantamento feito pelo MEC apontou que, em 2015, mais de 150 mil vagas ficaram ociosas nas instituições públicas e a intenção é preencher essas vagas.

Segundo informações do MEC, a seleção deverá ser feita tanto pela nota do Enem 2015 como pelo desempenho acadêmico do estudante na escola de nível superior em que estiver estudando, o que vai abrir possibilidade de transferência no segundo semestre.

A estratégia do Sisu 2018 é reduzir o número de vagas ociosas nas instituições públicas de ensino e, para tanto, o Ministério da Educação irá alterar a forma como são repassados os recursos para as instituições de ensino da rede pública federal, que passarão a recebê-los de acordo com o número de vagas preenchidas.

Até este mês de janeiro, o Ministério da Educação não informou mais nada a respeito das vagas para o Sisu 2016 no segundo semestre, principalmente pelos responsáveis estarem ainda cuidando do processo do Sisu normal. Também não há data definida para o Sisu 2016 do segundo semestre.

Datas e Calendários do SISU 2018 – Segundo Semestre

Ainda não foram divulgadas as datas da segunda etapa.

Os alunos que estiverem interessados em ingressar no curso superior ainda em 2016 poderão ter nova chance, o que exige o acompanhamento dos sites do Sisu 2018 para conseguir uma vaga.

- anúncios -