Inscrições Prolibras 2018

Segui até dia 25 de Abril de 2017 as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/ Português/ Libras (Prolibras). O Prolibras é um programa promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e desenvolvido por Instituições de Ensino Superior (IES). As provas serão realizadas nos dias 28 e 30 de setembro.

A prova é composta por duas partes: a objetiva e a prática. A parte objetiva, que ocorrerá no dia 28 de setembro, terá 20 questões relativas à compreensão da Libras e duração de duas horas, com início às 15 horas (horário de Brasília). Os aprovados na primeira etapa com pontuação igual ou superior a 12 pontos (em uma escala até 20 pontos) estarão habilitados a participar da segunda etapa. A parte prática, que será aplicada no dia 30 de setembro, terá duração de 15 minutos para cada participante, com início às 14 horas, horário de Brasília.

Inscrições Prolibras 2018

Como se inscrever para o Prolibras 2018

As inscrições para o Prolibras serão feitas somente pela Internet na página www.coperve.ufsc.br. A Universidade Federal de Santa Catarina é a responsável pela aplicação da prova. O interessado, após efetivar a inscrição, deverá imprimir o boleto no valor de R$ 30,00 que poderá ser pago em qualquer agência bancária do território nacional até o dia 22 de agosto.

Os locais para a aplicação da prova estarão disponíveis a partir do dia 19 de setembro nos sites www.prolibras.ufsc.br e www.coperve.ufsc.br.

O exame nacional será realizado em IES públicas nas seguintes cidades: Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luis, Belém, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Cuiabá e Campo Grande.

Aproveite também e veja as informações do FIES 2018.

Certificação do Prolibras 2018

Poderão se inscrever para o exame pessoas fluentes em Libras, tanto com nível superior completo quanto com nível médio, também completo. O Prolibras certificará pessoas surdas, fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e interessadas em ser professores e instrutores da Libras nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia; e pessoas ouvintes, que sejam fluentes na tradução e interpretação da linguagem. Os certificados obtidos por meio deste exame poderão ser aceitos por IES ou instituições de educação básica, como títulos que comprovam a competência no uso e no ensino da Libras ou na tradução e interpretação da língua.

Os participantes serão avaliados sob dois aspectos: a competência lingüística, que é a fluência em Libras, e a competência metodológica para o ensino da língua. No caso da aprovação, o candidato receberá seu certificado via Correios, a partir da data a ser divulgada juntamente com os resultados da segunda etapa.

Clique aqui e veja o edital completo do Prolibras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *